«Novo submarino já chegou ao Alfeite»
«Chegou hoje à base naval do Alfeite, no rio Tejo, o primeiro dos dois novos submarinos portugueses: o “Tridente”. A cerimónia oficial para assinalar a sua chegada será em Setembro.»
«O “Tridente” tem uma guarnição de 33 homens, pesa mais de duas mil toneladas em imersão e tem quase 70 metros de comprimento. Tem ainda uma autonomia de 12 mil milhas e vários sensores. Um sistema de armas composto por mísseis de longo alcance, mar-mar e mar-terra, torpedos de longo alcance, minas e armamento ligeiro para protecção própria quando navega à superfície.
A factura da compra dos dois submarinos à Alemanha ascende a mil milhões de euros. (…)»
OUTRAS INFORMAÇÕES:
https://antinatoportugal.wordpress.com/2010/04/14/o-interessante-caso-dos-dois-submarinos/
Para 2010, os programas orçamentais do governo português incluem 2412 milhões de euros com a defesa, o que representa o valor necessário para a construção de 536 centros de saúde ou a manutenção de 360. E, enquanto a despesa pública prevista para o ano em curso (serviços integrados e autónomos) decresce 4.8% os gastos com a defesa sofrem um aumento de 15.8%
O escabroso processo dos submarinos – perfeitamente inúteis do ponto de vista social tem uma dimensão que constitui uma afronta para todos. Cada submarino custa € 500 Milhões e equivale: