Skip to content

Tarjeta distribuída pela PAGAN em Debate sobre a NATO

18/05/2010

Activistas da PAGAN assistiram ontem ao Debate «Cimeira da NATO: Em tempo de guerra, convergir para a paz» promovido pelo Le Monde Diplomatique (edição portuguesa) na Universidade Lusófona.

O debate contou com a presença do coronel António Almeida Tomé, Manuel Carvalho da Silva, António Filipe e Pedro Pezarat Correia. Vitor Lima da PAGAN interveio a partir do público e foi distribuída a seguinte tarjeta:

Constituída a 30 de Setembro de 2009, a Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato (PAGAN) é um movimento integrado na campanha internacional «No to War, No to NATO», presente em cerca de 30 países.

Motivada pela circunstância de a próxima cimeira da NATO se realizar em Portugal em Novembro próximo, a PAGAN foi criada com o propósito de manifestar pública e pacificamente o desagrado dos cidadãos portugueses com as políticas belicistas da NATO. Em paralelo, a PAGAN pretende também ser um veículo de informação sobre as alternativas anti-militaristas de que todos os cidadãos dispõem, sobretudo no actual contexto de ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e dos pobres.

Para 2010, os programas orçamentais do governo português incluem 2412 milhões de euros com a defesa, o que representa o valor necessário para a construção de 536 centros de saúde ou a manutenção de 360. E, enquanto a despesa pública prevista para o ano em curso (serviços integrados e autónomos) decresce 4.8% os gastos com a defesa sofrem um aumento de 15.8%

O escabroso processo dos submarinos – perfeitamente inúteis do ponto de vista social tem uma dimensão que constitui uma afronta para todos. Cada submarino custa € 500 Milhões e equivale:

  • A metade dos abonos de família pagos em 2009;
  • Ao apoio aos 539 mil beneficiários de RSI;
  • Ao rendimento anual de 75188 trabalhadores com o salário mínimo;
  • À despesa com 673000 beneficiários da ADSE
  • A 20% da I&D em 2008;
  • À manutenção de 150000 alunos do ensino público;

Com total autonomia face a partidos políticos ou quaisquer outras instituições, a PAGAN é um movimento aberto a todos os cidadãos que pretendam afirmar o seu repúdio pela guerra e pelas instituições que a representam e patrocinam.

LEIA E ASSINE A

PETIÇÃO “PELA SAÍDA IMEDIATA DAS TROPAS PORTUGUESAS DO AFEGANISTÃO”

Também na internet em:
http://www.petitiononline.com/otanitna/petition.html

PAGAN – PLATAFORMA ANTI-GUERRA ANTI-NATO

https://antinatoportugal.wordpress.com/

antinatoportugal@gmail.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: