Saltar para o conteúdo

NATO prepara-se para instalar mísseis na Polónia a 60 km da fronteira russa

30/01/2010

Notícia da rádio Polónia

29 de Janeiro 2010

A Rússia não ficará simplesmente a olhar para os mísseis Patriot serem instalados

O embaixador da Rússia junto da NATO, Dmitry Rogozin, avisou Sexta-feira que o seu país não ficará a olhar passivamente a instalação de uma bateria mísseis Patriot (dos EUA) na Polónia.

OS EUA irão fornecer os mísseis Patriots e 100 militares à Polónia, este ano. Ficarão instalados perto da fronteira russa de Kaliningrad.

“Será que eles pensam realmente que nós iremos calmamente ficar a olhar a instalação do sistema de mísseis, a 60 km de distãncia de Kaliningrad?”, disse o diplomata russo na Sexta-feira.

Rogozin recusou-se a clarificar qual seria a resposta do lado russo para esta instalação.”Trata-se de um assunto para os militares,” foi tudo quanto disse.

De acordo com o embaixador, a decisão de instalar «Patriots» na Polónia é «causadora de perturbação».

Rogozin disse que Moscovo está em consultas com Varsóvia e com Washington sobre o assunto, usando tanto os canais diplomáticos como os militares. «Esperamos que a decisão seja revista», sublinhou.

Na sexta feira passada o ministro dos negócios estrangeiros Sergei Lavrov disse que não compreendia porque planeiam instalar mísseis Patriot na Polónia. “Porque criar a impress´~ao de que a Polónia está a aumentar as suas defesas contra a Rússia?»

Antes disso, um porta-voz da marinha de guerra russa, tinha anunciado que a frota russa no Báltico iria ser reforçada, embora isto não tenha sido confirmado pelo Kremlin.
===========================
Stop NATO
http://groups.yahoo.com/group/stopnato

Blogue:
http://rickrozoff.wordpress.com/

No comments yet

Deixe um comentário