Skip to content

Comunicado de Imprensa

08/09/2011

COMUNICADO DE IMPRENSA

 A PAGAN – Plataforma Anti-guerra, Anti-NATO repudia a vinda a Portugal esta quinta-feira do secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen.

 Na agenda de Rasmussen consta um almoço com o primeiro-ministro Passos Coelho e reuniões com os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, em que serão debatidas questões como a situação da Líbia, as mudanças do Comando da NATO de Oeiras e a instalação em Portugal do comando operacional da StrikForNato.

Na sequência da Cimeira da NATO de Lisboa e da reunião do conselho de ministros da NATO (Bruxelas, 8 e 9/Junho), a NATO tem vindo a reformar a sua estrutura StrikForNato, preparando-se para instalar em Portugal o comando operacional dessa Força Marítima de Reacção Rápida, que tem actuado de forma agressiva na Líbia sob a capa de proteger a população civil.

Esta força especial que abarca a Sexta Esquadra dos EUA e forças navais de outros estados membros da NATO opera sobre a Europa e a África, no Golfo da Guiné, e conta já com intervenções na agressão à Jugoslávia (1999), ao Iraque (2003) e, mais recentemente, à Líbia.

A PAGAN condena a intervenção militar da NATO na Líbia, que artificiosamente esconde o seu carácter ilegal apoiando-se na Resolução 1973 do Conselho de Segurança, alegando a protecção da população civil, sacrificada pelos bombardeamentos criminosos da aliança atlântica. Esta intervenção teve como principal objectivo a mudança do regime de Kadafi a qualquer preço e o saque e imperialista do petróleo da Líbia, em estreita “cooperação” entre os EUA e seus cúmplices e aliados da União Europeia.

A PAGAN condena veementemente o Estado português de pactuar de forma servil com a estrutura militar e imperialista da NATO expondo o povo português às consequências de Portugal ser um país comprometido com a sua estratégia global agressiva e imperialista.

Rasmussen e a NATO fora de Portugal!

Contra a violência bélica sobre os povos e o saque imperialista!

Não à “cooperação estratégica” de Portugal nas guerras da NATO!

Pela extinção da NATO!

07/09/2011

PAGAN – Plataforma Anti-guerra, Anti-NATO

https://antinatoportugal.wordpress.com

antinatoportugal@gmail.com

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: