Skip to content

O porta-aviões britânico HMS Invincible foi vendido para sucata.

11/04/2011

E os almirantes sentados cá do burgo perderam esta oportunidade de engrandecer a gloriosa marinha portuguesa?

– – – – –

O porta-aviões britânico HMS Invincible foi vendido. E, muito provavelmente, vai ser transformado em trem de cozinha, entre outras serventias.
O HMS Invincible vai ser reciclado (Wikimedia Commons)O HMS Invincible vai ser reciclado (Wikimedia Commons)

Participou na guerra das Malvinas durante o governo de Margaret Thatcher e esteve nos Balcãs e no Iraque, mas após 25 anos de serviço e mais 5 na reserva, o porta-aviões britânico HMS Invincible chegou ao fim da linha.

À semelhança do que tem feito com outros navios de guerra, o governo britânico vendeu agora o gigante à empresa turca Leyal Ship Dismantling & Recycling – por 2,26 milhões de euros – para reciclagem. O Invincible levará cerca de oito meses a desmantelar e parte será, muito provavelmente, transformado em tachos e panelas. O aço dos navios desmantelados voltará a ser derretido, entrando de novo no mercado para ser transformado.

Um negócio realizado através do site edisposals, que o Ministério da Defesa britânico utiliza para vender (diretamente ou por leilão) material militar fora de prazo ou sem serventia, o que pode ir desde uniformes a viaturas, ou a navios como no caso do Invincible. Entre móveis e roupas de toda a espécie, quem estiver interessado, pode aproveitar o momento para arrematar um caça Lightning T5 (embora sem motores) ou até o porta-aviões Ark Royal.

A Leyal – que já desmantelou 179 navios desde a fundação, em 1980 – tem experiência no ramo e na reciclagem de outros velhos navios de guerra britânicos, apresentando-se como uma empresa “verde” dedicada ao desmantelamento de navios de forma ambientalmente consciente.

http://www.movimentomilenio.com/2011/04/navios-de-guerra-tambem-dao-tachos-e-panelas/

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: