Skip to content

«NATO impõe bloqueio naval à Líbia»

23/03/2011
Líbia

NATO impõe bloqueio naval à Líbia

Económico
23/03/11 00:05


Numa altura de sério desacordo entre os aliados sobre quem deverá liderar a ofensiva aérea contra as forças de Kadhafi, a Aliança Atlântica anunciou ontem o início de um bloqueio naval à Líbia.

Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da NATO, disse que a Aliança vai lançar uma operação própria para bloquear transporte marítimo de armas e mercenários para a Líbia. O bloqueio, precisou Rasmussen, será colocado em efeito assim que cheguem à zona de operações todos os navios necessários para a sua imposição. Este responsável adiantou ainda que já está pronto o plano de operações “para auxiliar na aplicação de uma zona de exclusão aérea”, mas que este só será colocado em prática existir um acordo político sobre quem deve comandar os ataques, que estão a ser realizados neste momento contra os militares leais ao líder líbio.

“Com estes planos, queremos levar a nossa ajuda, se for necessária, ao amplo esforço internacional para proteger o povo da Líbia da violência do regime de Kadhafi”, disse Rasmussen. De momento, a operação está a ser controlada pelo Comando dos EUA para a África, com base na Alemanha, sendo que os países envolvidos no esforço contra o regime líbio não chegam a acordo sobre quem deve liderar os ataques, em particular devido à oposição da França, Alemanha e Turquia a que a Aliança Atlântica se envolva directamente nos bombardeamentos. Os motivos de cada país são, no entanto, diferentes. Berlim e Ancara têm grandes dúvidas sobre os ataques contra Kadhafi e recusam atacar o ditador líbio. Já Paris insiste que a NATO só deve ter, na operação, um papel secundário de “coordenadora”, tendo proposto a criação de um comité político exterior à Aliança para gerir a situação. Além disso, Sarkozy prefere que os EUA “reduzam” o seu envolvimento para não alienarem os países árabes que participam na ofensiva.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: