Skip to content

Portugal envia 15 GNR para o Afeganistão

22/03/2011

…mais um precioso contributo para reduzir o deficit e afastar o FMI

– — –

O ministro da Administração Interna anunciou hoje, na cimeira NATO-Afeganistão, que 15 militares da Guarda Nacional Republicana irão para o Afeganistão no próximo mês de março. Vão apoiar a formação e treino da polícia afegã, no quadro da transição acordada até 2014.

É a primeira vez que Portugal vai formar forças civis no Afeganistão, mas já o fez na Bósnia-Herzegovina e em Timor-Leste, frisou o ministro. É “em reconhecimento da competência da GNR” que o Governo decide, agora, integrá-los no contingente português na ISAF, força internacional que atua no Afeganistão.

Rui Pereira falou aos jornalistas na companhia do ministro da Defesa, Augusto Santos Silva. Confirmaram que os GNR farão parte da duplicação do número de formadores portugueses no Afeganistão, que são hoje 40. O total de efetivos lusos naquele país irá aproximar-se dos 250, um recorde desde que a operação internacional começou, em 2001.

Nem blindados nem detidos

 

O titular da Administração Interna escusou-se a responder às perguntas dos jornalistas a propósito do atraso na chegada dos veículos blindados que, supostamente, integrariam o dispositivo de segurança da cimeira da NATO. Remetendo a questão para a Polícia de Segurança Pública, tão-pouco adiantou se o Governo pensa exigir uma indemnização às empresas que se tinham comprometido a entregá-los atempadamente.

Quanto à detenção de ativistas anti-NATO no Parque das Nações, anunciada pouco antes de Rui Pereira falar à imprensa, o ministro voltou a remeter quaisquer esclarecimentos para a PSP. Disse apenas que foram dadas instruções para “impedir a intromissão de indivíduos que cometam ou preparem atos ilícitos”.

Embora considere ser cedo para fazer um balanço da operação de segurança, o ministro afirmou que todas as forças de segurança “têm cumprido o seu papel de forma exemplar”, o que terá sido reconhecido pelas delegações estrangeiras, segundo Rui Pereira.

http://aeiou.expresso.pt/portugal-envia-15-gnr-para-o-afeganistao=f616610

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: