Skip to content

Cimeira NATO: MP arquiva processo contra 42 manifestantes

20/03/2011

O Ministério Público (MP) arquivou o processo contra 42 activistas que protestaram contra a Cimeira da NATO, em Novembro passado, em Lisboa, e que não terão acatado a «ordem de dispersão» das autoridades policiais.

Os 42 activistas foram na altura detidos, mas libertados pouco tempo depois.

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) explica no seu site que os 42 arguidos foram interrogados e libertados no próprio dia da manifestação , sendo na sua maioria estrangeiros: 14 portugueses, 10 espanhóis, três belgas, dois suecos, seis franceses, dois alemães, dois polacos, dois austríacos e um canadiano.

O facto de os 42 detidos pertencerem a nove nacionalidades «originou insuficiência indiciária relativamente ao crime de desobediência» e «além disso a manifestação foi pacífica», alega o Ministério Público no seu despacho.

«Em consequência o MP concluiu pela falta de indícios suficientes para imputar aos arguidos a prática do crime de desobediência a ordem de dispersão de reunião pública».

http://diario.iol.pt/sociedade/cimeira-nato-arquivado-processo-protesto-nato-manifestantes-cimeira-nato-nato-tvi24/1240512-4071.html

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Milé Sardera permalink
    22/03/2011 12:11

    1.Ao contrário do divulgado, os agentes policiais que ocorreram ao local do bloqueio NÃO emitiram ordem de dispersão audível a todos os envolvidos, nem tão pouco a repetiram, conforme previsto na Lei.

    2. Onde se lê “os 42 activistas foram na altura detidos, mas libertados pouco tempo depois” devia ler-se “os 42 activistas detidos na altura foram libertados entre 10 a 16 horas depois, dois dos quais só na madrugada do dia seguinte”, muito além do tempo de detenção previsto na Lei para estes acasos.

    3. Os pontos acima são duas das várias irregularidades em que incorreu a atitude repressiva das forças policiais e consequente processo movido pelo Ministério Público. Sobre o assunto, mais info em http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/2943

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: