Skip to content

Novo sistema ‘vigia’ costa portuguesa

11/01/2011

Vêm aí os tempos de ruina para o tráfego de droga

O FMI não entrará em Portugal… por via marítima.

– – – – – – –

Novo sistema ‘vigia’ costa portuguesa

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, sublinhou esta, em Odemira, a importância do novo Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa Portuguesa, num investimento de 25,5 milhões de euros.

Por:Helga Nobre

C Manhã 11/1/2011

 

“É um sistema nuclear na actividade do MAI e representa um salto qualitativo na segurança contra todo o tipo de crimes ilícitos que possam utilizar o mar como veículo”, referiu Rui Pereira destacando a “prevenção contra os fenómenos terroristas”.

O governante falava durante a cerimónia de lançamento da 1ª fase do SIVCC que decorreu no Cabo Sardão, seis meses após o previsto.

“Trata-se de um processo que deve ser percorrido com passos seguros e sólidos”, frisou Rui Pereira para justificar os atrasos em relação à calendarização inicial.

O novo sistema que está a funcionar com dois postos de observação móvel e fixo, no Cabo Sardão, Odemira, permite a identificação antecipada de uma ameaça seja ela terrorista, ilícita ou ambiental.

Os postos estão equipados com tecnologia avançada e câmaras digitais portáteis de observação nocturna, em “vigilância permanente entre a linha de costa e as 24 milhas náuticas”.

De acordo com o tenente-coronel, Carlos Alberto Costa Pinto, chefe do Centro de Comando e Controlo Operacional da UCC da GNR “nos últimos meses foi dada formação a 24 militares que estão preparados para operar este sistema”, estando previsto, até à sua implementação, a realização de quatro cursos num total de 200 militares.

Numa primeira fase, estarão em funcionamento dois postos de observação fixos, em modo local, no Cabo Sardão e na praia do Ancão, três postos de observação móveis e 20 câmaras digitais portáteis de observação nocturna.

A implementação do SIVCC teve início em Novembro de 2009 estando prevista a sua operacionalidade em todo o território até Agosto de 2011.

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=F22E5243-0674-4F67-B4BE-FC2D12A85C14&channelID=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: