Skip to content

Albânia pede ajuda à NATO para enfrentar inundações

05/12/2010

O Novo Conceito da NATO engloba a actuação em desastres ambientais. Para além de se incorporarem com as polícias e os serviços secretos, os militares também querem intervir na área da protecção civil. E o governo da Albânia, próximo de vários tráfegos escusos, chama a NATO

Por Redacção (A Bola)

A região dos Balcãs tem sido profundamente fustigada pelo mau tempo nos últimos dias. O Governo da Albânia pediu ajuda à NATO para enfrentar as graves inundações que já levaram a evacuação de mais de 10 mil pessoas na região de Shkodra, ao norte do país.

«Precisamos de logística, especialmente grandes helicópteros de transporte para evacuar com rapidez. Esta é uma situação difícil, talvez a mais difícil que enfrentámos», disse o ministro do Interior, Lulzim Basha.

Os cheias no lago Shkodra e no rio Buna inundaram 13 mil hectares na maior região do país e a água chegou mesmo à cidade de Shkodra, alagando a maior parte das ruas.

O Governo declarou estado de emergência civil em Shkodra e Lezha e de Durres. A situação está crítica em diversas localidades do nordeste e centro, onde na sexta-feira foram registrados, além de inundações, deslizamentos de terra.

No oeste da Sérvia, 3 mil casas continuem submersas por causa da subida do rio Drina e 1,5 mil pessoas tiveram de ser evacuadas, enquanto na Bósnia, o caudal do Drina começou a baixar.

Na Croácia, permanece em vigor o estado de alerta das localidades de Ploce, Metkovic e Opuzen, no vale do rio Neretva, que já inundou 700 casas.

16:22 – 05-12-2010

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: