Skip to content

PSP vai “afinar procedimentos” para a Cimeira da NATO

13/11/2010
Espectáculo!!!
Podiam ter convidado a população para assistir e cobrar bilhetes para a compra 
de mais uns carritos anti-motim.
Ao que o Obama obriga o governo! Ainda um dia desses promovem um exercício 
com os ministros como figurantes

PSP vai “afinar procedimentos” para a Cimeira da NATO

14h10m

Gina Pereira

Um exercício realizado na manhã de hoje, sábado, no Parque das Nações, em Lisboa, permitiu detectar algumas falhas de coordenação e de actuação das várias entidades envolvidas na maior operação de segurança de sempre da PSP, que vão ser agora corrigidas.

foto Pedro Rocha/Global Imagens
PSP vai "afinar procedimentos" para a Cimeira da NATO
Simulacro de hoje permitiu detectar falhas na que é já a maior operação de segurança da PSP

A PSP realizou, esta manhã, sábado, três exercícios na zona do Parque das Nações, em Lisboa, para simular situações de risco que se poderão verificar durante a Cimeira da NATO, que se realiza na próxima semana, em Lisboa. Os exercícios pretenderam testar a capacidade das 16 forças de segurança que vão estar envolvidas na maior operação de segurança de sempre da PSP e vão agora servir para “corrigir e afinar procedimentos”.

No final do exercício, o responsável do Comando de Lisboa da PSP, superintendente Jorge Barreira, enalteceu o “bom empenho” de todas as entidades que participaram no simulacro e preferiu não apontar as falhas detectadas. Mas admitiu que agora a PSP e as restantes forças envolvidas nos simulacros – entre elas a Unidade Especial de Polícia, o Regimento de Cavalaria da GNR, a Direcção Geral da Autoridade Marítima e os Sapadores Bombeiros de Lisboa – vão reunir para “ver alguns pormenores de coordenação e de actuação que falharam”.

“É para isso que servem os exercícios: para afinar procedimentos que, no terreno, verificamos que é preciso corrigir”, disse, no final das operações, a que assistiram, pela manhã, o ministro da Administração interna, Rui Pereira, e o Director Nacional da PSP, Oliveira Pereira.

O exercício começou com um alerta de um engenho explosivo dentro das instalações da FIL – onde vai decorrer a cimeira com a participação de mais de 50 chefes de Estado e do Governo, entre eles o presidente dos EUA, Barack Obama – que obrigou à evacuação dos quatro pavilhões, onde se encontravam 120 figurantes que foram retiradas de barco do local.

Mais tarde, junto à Ponte Vasco da Gama, foram simulados cenários de manifestações anti-NATO, umas pacíficas, outras com grupos violentos que atiravam pneus contra os polícias e que tentavam barrar a passagem dos carros que transportavam as comitivas. Para travar e conter os grupos de manifestantes, a PSP teve de recorrer ao Corpo de Intervenção da PSP e ao Regimento de Cavalaria da GNR.

“Estamos a contar com todos os cenários, desde os mais pacíficos até aos mais violentos”, admitiu o responsável do Comando de Lisboa da PSP, admitindo que, por se tratar de cenários novos para a polícia portuguesa, “houve necessidade de fazer muito mais treino e formação” dos operacionais, quer na Unidade Especial de Polícia (UEP) quer na Escola Prática de Polícia. O Comando de Lisboa da PSP – responsável por esta operação de segurança – será reforçado na próxima semana com elementos de todos os comandos do país.

O exercício, de nome Livex, continua esta madrugada com a simulação de uma ameaça na estação de metro do Oriente, que vai obrigar à evacuação da estação e à intervenção dos bombeiros.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1710061

Advertisements
One Comment leave one →
  1. ... permalink
    13/11/2010 23:05

    vejam este video http://www.youtube.com/watch?v=dfGFwsUOcw4

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: