Skip to content

Segurança da Cimeira da NATO poderá custar até 10 milhões de euros

10/11/2010

Segundo estimativa do Observatório de Segurança

Segurança da Cimeira da NATO poderá custar até 10 milhões de euros
http://www.publico.pt/Sociedade/seguranca-da-cimeira-da-nato-podera-cust…

Dez milhões de euros é o valor a que pode chegar o total dos custos com a segurança da Cimeira da NATO, que se realiza a 19 e 20 deste mês, em Lisboa, segundo uma estimativa avançada pelo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo.

O número avançado por José Manuel Anes ao “Diário Económico” aproxima-se do esperado pela Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, que, ao mesmo jornal, apontou uma despesa de “entre sete a oito milhões de euros”.

José Manuel Anes explica esta quantia com o custo de blindados para a PSP encomendados pelo Governo para a cimeira, cerca de cinco milhões de euros, bem como do “restante equipamento, despesas e aspectos como o das horas extraordinárias que muitos dos agentes policiais terão que realizar”.

O presidente do Observatório de Segurança sublinha que a despesa a pagar com a segurança da Cimeira da Nato irá ultrapassar em muito a verificada, por exemplo, com a visita do Papa, em Maio, quer pelo “grau de ameaça mais elevado” ou pela “concentração de tantas personalidades num espaço geográfico fixo e tão reduzido”.

A Cimeira da NATO deverá trazer até ao Parque das Nações perto de cinco mil pessoas, entre membros das delegações que participam no encontro e jornalistas. O acesso à zona da Expo já está a sofrer limitações, quer a moradores como a pessoas que ali trabalham, devido a um apertado perímetro de segurança.

A PSP informou que entre as 00h00 do dia 15 e as 00h00 de 21 “não é permitida a entrada de viaturas ou pessoas” no perímetro de interdição “a menos que pertençam à cimeira ou que estejam devidamente credenciadas para o efeito”.

in Indymedia

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: