Russos podem treinar pilotos afegãos
Russos podem treinar pilotos afegãos
Hoje
O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, propôs a ideia da criação de um fundo da Rússia e da Aliança Atlântica para treino de pilotos e manutenção dos helicópteros que a Rússia tenciona fornecer às tropas afegãs.
Rasmussen, que se encontra de visita à capital russa, assinalou que avaliou a reacção construtiva da Rússia a essa proposta, segundo a qual “a Rússia fabricaria helicópteros para as forças armadas afegãs, bem como garantiria o treino de pilotos e fornecimento de peças sobresselentes”.
“Uma das possibilidades seria a criação de um fundo do Conselho Rússia-NATO, em que os membros dariam um contributo para financiar parcialmente as peças sobresselentes ou o treino”, frisou Rasmussen numa conferência de imprensa na capital russa.
Rasmussen reuniu-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, o qual disse que a Rússia e a NATO estão prontas para ter relações na base do princípio da igualdade. A visita do secretário-geral da Aliança Atlântica destinou-se a preparar a Cimeira de Lisboa, durante a qual haverá uma reunião de alto nível do Conselho NATO-Rússia.
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1702361&seccao=Europa