Skip to content

«Paquistão bloqueia rota de suprimentos de EUA e Otan»

01/10/2010
AE-AP – Agência Estado

O Paquistão bloqueou hoje uma importante rota de suprimentos para tropas dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão. A medida foi uma aparente retaliação a um suposto ataque de helicópteros das forças estrangeiras na fronteira, que matou três soldados paquistaneses, e também representa um aumento das tensões entre Paquistão e Estados Unidos.

Uma interrupção permanente da passagem de caminhões com suprimentos representaria um sério problema de relacionamento entre os dois países e prejudicaria os esforços de guerra no Afeganistão. Uma breve interrupção deixa clara a importância do Paquistão para os Estados Unidos neste período crucial da guerra, que já dura nove anos.

No final da tarde, uma fila de mais de 150 veículos da Otan esperava para cruzar a fronteira com o Afeganistão. “Teremos de ver se somos aliados ou inimigos”, disse o ministro do Interior paquistanês Rehman Malik sobre o incidente na fronteira, sem mencionar o bloqueio. A Otan diz estar investigando a denúncia do Paquistão de que aeronaves da coalizão militar teriam atacado suas forças por engano.

No final de semana, helicópteros da Otan dispararam pelo menos duas vezes contra alvos no Paquistão, matando vários supostos insurgentes que haviam perseguido na fronteira com o Afeganistão. O governo paquistanês protestou contra os ataques, que ocorreram num mês no qual houve um número sem precedentes de ataques com mísseis no noroeste do país, inflamando o já disseminado sentimento antiamericano entre os paquistaneses.

(Ler também http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ataque-da-otan-mata-tres-soldados-paquistaneses-perto-da-fronteira-afega,617720,0.htm

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: