Skip to content

Fechem o Tejo! Vêm aí os senhores da guerra!

25/09/2010

Por Helena Pereira e Sónia Graça

O Parque das Nações, em Lisboa – que receberá nos próximos dias 19 e 20 de Novembro a Cimeira de chefes de Estado e de Governo da NATO, nos pavilhões da Feira Internacional de LIsboa (FIL) – vai estar literalmente fechado ao cidadão comum e será passado a pente fino.

No perímetro do Parque das Nações não entrará ninguém cujo cadastro não tenha sido examinado previamente pela Polícia. O subsolo vai ser inspeccionado, tal como sucedeu na Expo-98: o sistema de esgotos, por exemplo, será examinado para detectar e neutralizar eventuais explosivos e outros objectos não identificados que possam surgir.

Câmaras de vigilância fixas e móveis

Além disso, centenas de câmaras de videovigilância, fixas e móveis, vão ser distribuídas pelo recinto – muitas nem serão visíveis a olho nu. Trata-se de sistemas sofisticados, cujos registos se destroem automaticamente ao fim de pouco tempo. A respectiva autorização está ainda a ser tratada junto da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

A operação está fundamentalmente nas mãos da PSP, embora a coordenação esteja a ser feita ao nível do Gabinete Coordenador de Segurança. A GNR também deverá participar nomeadamente ao nível do Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CEISS). Pela primeira vez, foram celebrados planos de coordenação estreita entre o SIS e a PSP para a recolha de informações.

helena.pereira@sol.pt e sonia.graca@sol.pt

daqui

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: