O que é uma acção directa não violenta (ADN)?
É uma ferramenta da Não Violência e da Desobediência Civil. É pública, pedagógica, participativa, coordenada, com vista a ganhar espaços de liberdade e/ou recuperar direitos sociais arrebatados ou proibidos pelo poder. Pode levar a uma vulneração ou enfrentamento com a legalidade vigente. Procura intervir através dos factos para explicitar públicamente uma situação de injustiça, interromper um processo ou situação que se considere ilegítima, etc.
São acções directas de protesto, reivindicação, pressão, ou outras, executadas por grupos que se preparam, decidem e as realizam de forma assembleária, com muita preparação prévia e de orientação não violenta.
Pode ser de diversos tipos (informativa, de denúncia, de confrontação…) e desenvolver simultâneamente acções e estratégias que requeiram diversos níveis de compromisso ou preparação. O humor, a criatividade e a originalidade também são elementos fundamentais nessa acção política, que desenvolvem a raíz de uma nova formulação de activismo comprometido e divertido.
A oficina está baseada neste cronograma:
http://www.nodo50.org/tortuga/Recursos-para-un-taller-de-Accion
A promover em breve em Portugal…
Publicado em http://www.pt.indymedia.org/conteudo/newswire/2110