Skip to content

Acções contra a construção de dois reatores nucleares na Finlândia

13/08/2010

O Parlamento finlandês aprovou no começo do mês de julho a construção de mais dois reatores nucleares, que ficarão a cargo das empresas Teollisuuden Voima (TVO) e Fennovoima. “Esta é uma das decisões mais importantes do meu governo, porque realmente aumenta a competitividade da Finlândia e irá criar novos empregos e, portanto, elevar o desenvolvimento econômico”, declarou a primeira-ministra Mari Kiviniemi após a votação.

A Finlândia tem atualmente quatro reatores nucleares e um em construção. A energia produzida pelos quatro reatores em funcionamento representa 28% da eletricidade distribuída na Finlândia.

A resposta do movimento finlandês contra as centrais nucleares é a chamada para um bloqueio na central nuclear de Olkiluoto, em 28 de agosto, após as férias de verão e alguns dias antes do início das sessões do Parlamento finlandês.

“Não podemos acreditar que tenham boas intenções acerca do que querem fazer com esta coisa, juntamente com os poderosos empresários e políticos. Decidimos novamente por nós mesmos tomar as rédeas de nossas vidas, em nossas próprias mãos, e por um dia bloquear as ruas que conduzem à central nuclear de Olkiluoto com múltiplas e coloridas ações, em que os nossos corpos serão utilizados, para sentarmo-nos na rua e bloquear a indústria nuclear”, disseram o/as ativistas.

Os grupos e organizações que apóiam esta chamada são “Nuclear Free Finland”, “Maan ystävät” (Amigos da Terra),”Kvinnor mot atomkraft/Naiset atomivoimaa vastaan” (Mulheres contra a Energia Nuclear), “Kvinnor för fred/Naiset rauhan puolesta” (Mulheres pela Paz) e “Aktionsgruppen för ett atomkraftsfritt Åland” (Grupo de Ação por uma Finlândia Livre de Centrais Nucleares).

Nas próximas semanas, espera-se que mais grupos e organizações antinucleares e ambientais apóiem esta iniciativa; o/as ativistas da Finlândia gostariam que grupos de outros países apoiassem esta ação simbólica.

Comunicado:

As multinacionais que operam globalmente, com o afã dos lucros, tentam abusar das nossas regiões, assim a Resistência contra elas tem de ser Internacional. A indústria nuclear quer usar a Finlândia como laboratório de ensaio para dar a impressão de que no mundo há um novo renascimento da energia nuclear. Na verdade não há nenhum renascimento, nos próximos 10 anos ou mais, haverá mais centrais nucleares a fechar por causa da sua antiguidade que novas a abrir. Como é demonstrado por estudos feitos por eles mesmos, em que dizem que não é possível substituir todas as centrais nucleares antigas durante este período. A indústria atômica tenta atrasar o fechamento das antigas centrais nucleares com tecnologia dinossáurica.

Os bloqueios de ruas são métodos normais de protesto numa “democracia”, embora seja a primeira vez na Finlândia que se fará uma ação pública para bloquear uma central nuclear. Queremos construir um Movimento Antinuclear partindo dos exemplos e experiências dos Movimentos Antinucleares do Reino Unido, França e Alemanha, para colocar em prática o bloqueio da central nuclear de Olkiluoto. Haverá uma grande variedade de atividades, como por exemplo, as pessoas que não queiram sentar-se na rua para bloquear, poderão participar num Picnic-anti-Atom ou noutras atividades criativas.

A ação contra a Central Nuclear de Olkiluoto tem como objetivo que as pessoas se apoderem de inspiração e criatividade. Queremos manifestar coloridamente a nossa resistência contra as centrais nucleares. Cada um pode se juntar, somar, para enviar um forte recado da opinião pública ao Parlamento finlandês, às Multinacionais nucleares e ao mundo inteiro.

No site http://olkiluotoblockade.info há informações para o/as que queiram participar no bloqueio de Olkiluoto – desde mapas até dicas de como se chegar ao acampamento, além de informações sobre as ações que estão sendo preparadas.

Nuclear Free Finland

Friends of the Earth Finland

Women Against Nuclear Power

Women for Peace

Actiongroup for a nuclear free Åland

Maioria da população é contra a expansão; multinacional nuclear é atacada

Numa recente sondagem na Finlândia, só 20% das pessoas estavam a favor da construção destes dois reatores nucleares. Em relação ao projeto que foi aprovado por 3 bilhões de euros estima-se que no final custará um pouco menos de 6 bilhões de euros.

Na Lapônia finlandesa [região indígena] o/as ativistas estão se mobilizando contra a multinacional francesa da energia nuclear Areva, que desde o ano passado está fazendo prospecções para encontrar urânio¹.

Para 13 de agosto, fez-se um apelo a um dia de ação internacional contra a prospecção de urânio na região de Ranua, na Lapônia, tal como a de mandar e-mails a políticos locais. Apenas 10 dos 27 membros do Conselho da cidade de Ranua se posicionaram contra este projeto.

Em setembro do ano passado foi feito um ataque com bombas de tinta contra a empresa Fennovoima no norte da Finlândia; também foram feitas pichações que diziam “Nós colhemos o benefício, você a radiação” e “Oferecemos câncer, resíduos radioativos, destruição da natureza… e um desejo escaldante para as futuras gerações“.

[1] http://www.youtube.com/watch?v=m-uqoU65wKg&feature=player_embedded

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

As nuvens do céu –
o céu do infinito
eu de nenhum lugar

Stefan Theodoru

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Rérom permalink
    15/08/2010 19:43

    Nota-se que o povo finlandês põe em prática, o fato de ser a população com a melhor educação do Mundo. Demonstram o quanto estão compromissados com o crescimento sustentável de seu país, sem serem enganados pela visão capitalista, anunciada pelo governo atual, demontrando total senso crítico. PARABÉNS FINLANDESES!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: