Skip to content

Talibãs atacam base militar da ISAF em Jalalabad

30/06/2010
Como quem dá resposta às ameaças de Patraeus, os rebeldes atacaram a base da Nato na fulcral estrada que liga Kabul ao Paquistão

. . . . ..

Um comando talibã atacou hoje a base militar da Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF) da NATO, no aeroporto em Jalalabad, no leste do Afeganistão, disse o porta-voz da Aliança Atlântica em Cabul

“Ocorreu hoje um ataque à base militar da ISAF em Jalalabad”, mas “os atacantes não foram capazes de entrar no interior das instalações militares”, afirmou o porta-voz da NATO no Afeganistão, Iain Baxter, à agência noticiosa francesa AFP.

De acordo com Iain Baxter, “vários rebeldes morreram durante o ataque”, perpetrado com uma viatura carregada de explosivos, lança granadas e armas automáticas.

O porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, afirmou, num telefonema para agência de notícias afegã, que o comando composto por dez homens conseguiu causar a morte ou ferimentos a 152 soldados da NATO e 15 afegãos, além de ter destruído 13 aeronaves da coligação internacional.

Mujahid afirmou que durante o ataque morreram seis rebeldes, mas quatro conseguiram fugir.

Em 22 de maio, os talibãs atacaram a base militar em Kandahar, a maior do país, disparando foguetes que feriram cinco militares da NATO e vários civis que ali trabalham.

A base militar da ISAF de Jalalabad, junto do aeroporto internacional da região, é a segunda base mais importante para a NATO no país, depois de Kandahar (sul).

O ataque aconteceu uma semana depois da demissão do general Stanley McChrystal, comandante das forças internacionais no Afeganistão, pelo presidente norte-americano, Barack Obama, na sequência de uma entrevista a uma revista norte-americana.

O seu sucessor, general David Petraeus, declarou na terça feira esperar “pesados combates” entre a força da ISAF e os talibãs nos próximos meses.

Portugal participa no esforço internacional da NATO no Afeganistão com uma força de Comandos, médicos, fuzileiros e vários oficiais em equipas de ligação.

Diário Digital / Lusa

30/6/2010

Advertisements
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: