Skip to content

Contra-cimeira anti-Nato em preparação

27/06/2010

A Plataforma Anti-Guerra Anti-NATO (PAGAN) prepara-se para organizar uma contra-cimeira em Lisboa, de 15 a 21 de Novembro, altura em que Portugal recebe “os senhores da guerra” na Cimeira da Nato.

Vítor Lima, da PAGAN, que falou à Lusa à margem de um encontro, nesta sexta-feira, com o International Coordinating Comitee (da War Resisters Internacional) explicou que esta iniciativa “ainda está a ser pensada e preparada” mas adiantou que vão ser organizadas “sessões públicas de debate e comícios” que contarão com a presença de oradores internacionais.

O objectivo desta iniciativa é discutir a “guerra, a NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte], o Afeganistão, as armas nucleares, o Tratado de Lisboa, o novo conceito da estratégia da NATO e como isso influencia a vida de todos”, explicou Vítor Lima.

O activista adiantou que a PAGAN poderá “eventualmente” organizar “acções de desobediência civil”, actos “não bombásticos, mas umas surpresas”, disse Vítor Lima.

“Coisas desse tipo podem acontecer. Claro que, nessa altura, Lisboa vai estar militarizada e policiada até dizer chega. Isso vai ser uma limitação muito grande porque qualquer iniciativa que tenhamos, sabemos que a polícia vai estar bastante atenta”, explicou.

Reiner Braun, membro da International Network of Engineers and Scientists for Global Responsability, que também participou no encontro, pretende com esta “contra cimeira” conseguir “mais apoios na Europa do Sul” e “retirar alguns parágrafos da nova estratégia da NATO”.

“Queremos banir as armas nucleares nos países da Europa e mostrar que esta estratégia vai trazer mais guerra e matar mais pessoas”, explicou.

“Portugal está numa grave crise financeira, o meu país [Alemanha] também. E estamos a gastar tanto dinheiro para fins militares quando podemos usar esse dinheiro para fins muito melhores: precisamos de hospitais, de escolas, de postos de trabalho, de ajuda para os pobres. Deixem-nos gastar este dinheiro para fins civis”, disse ainda Reiner Braun.

A cimeira da NATO em Portugal está marcada para Novembro e durante a mesma deverá ser aprovado o novo conceito estratégico da Aliança.

in Esquerda Net

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: