Skip to content

[Bélgica] Campanha de Bombspotting Contra Armamento Nuclear

04/04/2010

[retirado de boletim de Bombspoting: www.bomspotting.be ]

[…] Tal como nos anos anteriores, a acção de Bombspotting foi antecedida por palavras ameaçadoras do governo, a instalação de arame farpado em milhas de distância e a colocação no terreno de milhares de soldados e polícias. Porém, a campanha de Bombspotting é não-violenta apenas, é uma tentativa para assegurar que a lei internacional seja cumprida. As armaas nucleares não podem ser usadas sem violarem as leis humanitárias internacionais.  A sua instalação e treino em solo belga e o treino de pilotos belgas para o seu uso, constitui uma preparação de crimes de guerra. A decisão do Tribunal Internacional de 8 de Julho de 1996 relativa a inspecção de armas nucleares foi um incentivo para se iniciar uma campanha em ordem a incitar o nosso governo a respeitar a lei humanitária internacional e pôr fim à instalação e de armas nucleares. Desde 1997, um vasto grupo de pessoas tem participado em inspecções não-violentas de civis, durante as quais – por analogia com as inspecções da ONU no Iraque –  tenta-se pôr cobro ao armazenamento ilegal de armas de destruição massiça. A justiça belga nunca se atreveu a ter uma discussão judicial aprofundada sobre a matéria, em tribunal.
A única reacção do governo perante isto é converter a base num forte que proteja as suas políticas ilegais dos civis.  Estas acções têm conseguido colocar a questão do armamento nuclear na agenda política e vários políticos têm falado contra a continuação da instalação de armas nucleares. Em 2005, o parlamento belga redigiu um rascunho de resolução pedindo a sua remoção. Este ano, Jean-Luc Dehaene, Willy Claes, Guy Verhofstadt e Louis Michel fizeram-se eco deste ponto de vista, tal como dúzias de membros do parlamento de todos os partidos, numa carta ao presidente Obama. Será que esta crescente consciência política irá finalmente ser posta em prática pelo governo belga em 2010?
O ministério da defesa declara que está cansado das acções de Bombspotting. Vredesactie ficará contente em parar a campanha Bombspotting, logo que o governo belga se alinhe com  a lei humanitária internacional e remova os armamentos nucleares de Kleine Brogel.

ver imagens publicadas em  www.bomspotting.be

Advertisements
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: