Skip to content

Dias de Acção Europeus contra as armas nucleares

01/04/2010

Acções pelo desarmamento nuclear nas bases nucleares em toda a Europa

Panorama em www.bombspotting.org

Durante o fim de semana da Páscoa, organizações de toda a Europa estão a programar acções nos centros de armas nucleares e nos centros de comando, enquanto parte dos Dias de Acção Europeus contra as armas nucleares. Um mês antes da Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação (NPT) os movimentos pacifistas em toda a Europa com armas nucleares nos seus territórios (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Turquia e Reino Unido) estão a enviar uma mensagem: é tempo para o desarmamento nuclear. A contínua colocação no terreno de armas nucleares não fornece mais segurança, mas antes vai encorajar a proliferação de armas nucleares.

As acções acontecerão nos seguintes locais:

Bélgica3 Abril: Acção massiva de desobediência civil na base militar de  Kleine Brogel, organizada por Bombspotting-Vredesactie. 
www.bombspotting.org
França:
2 Abril – vigília em Paris em  frente do Centro Operacional das forças nucleares (COFN), junto do Ministério da Defesa, organizada por Jeûne et Interpellation.
3 Abril – inspecção civil da base aérea militar de Mont de Marsan, perto de Bordéus, organizada por ‘Non au missile M51’.  Em Brest (Bretanha) protesto no Quartel-general da Força Submarina Nuclear Francesa (FOST).
http://www.nonaumissilem51.org/
Holanda3 Abril: Manifestação e inspecção civil da base de armas nucleares do sudeste em Volkel, organizada pela plataforma anti-militarista Ontwapen. http://ontwapen.puscii.nl  –  Notícias ao vivo em http://www.vredessite.nl/ e http://www.indymedia.nl/
Alemanha4 Abril: Concentração em direcção à entrada principal da base de armas nucleares em  Büchel, organizada por DFG-VK/GAAA. 
http://www.bye-bye-nuclear-bombs.gaaa.org/
Reino Unido3 Abril: Procissão desde o campo da Paz de Faslane com um bloqueio simbólico da base naval de Faslane naval na Escócia, sede dos submarinos armados de ogivas nucleares, organizada por Trident Ploughshares. 
http://www.tridentploughshares.org/events.php3
Turquía6 Abril: Acção e conferência de imprensa em Ankara com o membro do parlamento Sehabat Tuncel.
Itália21 de Março: ‘Beati i Costruttore di Pace’ desfilaram com 800 pessoas da manifestação da «Via Crucis»  em direcção à base de Aviano onde estão localizadas 50 bombas nucleares. http://itaca.beati.org/node/346

Mais informação, imagens e actualizações podem ser encontradas no fim-de-semana em www.bombspotting.org
Estarão disponíveis vídeos em www.youtube.com/bombspotting

Pano de Fundo:

Há um ano atrás o Presidente Obama colocou a questão do desarmamento nuclear na agenda internacional no seu discurso em Praga. O novo acordo START entre os EUA e a Rússia para cortar o número de armas estratégicas nucleares operacionais é um passo na boa direcção. Mas vinte anos depois do fim da Guerra Fria, os armamentos nucleares de britânicos, franceses e estadunidenses permanecem na Europa e a Rússia irá manter o seu arsenal de mais de 20 000 armas nucleares. Há quarenta anos atrás, nos termos do tratado NPT os poderes nucleares prometeram acabar com este armamento. Mas agora, enquanto estão a reduzir o seu arsenal de armas nucleares estratégicas, estão a efectuar em simultâneo extensos programas de modernização dos seus arsenais, tal como o faz a Grã-Bretanha e a França.  O controlo dos armamentos acoplado com a modernização dos arsenais nucleares não é igual a desarmamento. Os poderes nucleares não podem ter as duas coisas em simultâneo. Enquanto os poderes nucleares se furtarem a satisfazer as suas obrigações de prosseguir o em boa fé o objectivo de desarmamento, estão a sabotar o NPT.

Muitos acontecimentos decisivos relacionados com armamento nuclear estão programados para 2010. A Conferência de Revisão do Tratado NPT irá ter lugar em Maio e a NATO está a rever o seu Conceito Estratégico para Novembro. Estas ocasiões políticas são oportunidades para fazer do desarmamento nuclear uma realidade. Com as suas acções, os movimentos europeus estão pressionando para os estados-membros da NATO aproveitem esta oportunidade. Apelamos para que o encontro de governos na Conferência de Revisão do NPT se comprometa em negociações conducentes à abolição de armas nucleares e à renúncia da NATO em se basear nas armas nucleares para a segurança. Não fazendo isso, está-se a criar um mundo onde mais em ais países desenvolvem armas nucleares. O risco dessas armas efectivamente virem a ser utilizadas torna-se de novo perigosamente elevado.

um artigo de revisão sobre armas nucleares na Europa: http://www.vredesactie.be/page.php?id=53
[recebido de…]

NATO-Gameover

Discussion list on nonviolent direct action against military globalisation

List information page at http://lists.wri-irg.org/sympa/info/nato-gameover .

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: