Skip to content

Mapear o envio de tropas para o Afeganistão

27/01/2010

O presidente dos EUA, Obama, anunciou o envio de mais 30,000 efectivos militares para o Afeganistão e pediu aos seus aliados da NATO que façam o mesmo. Vários países já anunciaram, ou fá-lo-ão na Conferência sobre o Afeganistão, em Londres, a 28 de Janeiro de 2010.

Em http://mcmilitary.org/en/afghanistan_deployment, podes encontrar os resultados do projecto “Mapear o envio de tropas para o Afeganistão” (http://mcmilitary.org/en/afghanistan_deployment) e as infraestruturas militares envolvidas nesta guerra.

A visão não está 100% completa em termos de unidades e bases, mas conseguimos cobrir as forças principais dos Estados europeus mais importantes. No que diz respeito ao anúncio de tropas extra, o projecto está bastante completo.

Também tentamos mapear o mapa do debate político: em http://mcmilitary.org/en/political_debate_on_afghanistan encontras alguns fragmentos.

Sente-te à vontade para utilizar esta informação para trabalho com a imprensa ou o público. E sente-te à vontade para contribuir com informação sobre os envios de tropas e o debate político no teu país.

No encontro da rede de Afeganistão, em Berlim, a 16 de Outubro, um dos acordos foi fazer um inventário das bases militares envolvidas na guerra do Afeganistão. Temos um primeiro resultado, que pode ser ainda mais desenvolvido. Posteriormente, assim que tecnicamente possível, este site será integrado no www.no-bases.org-website e outros.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 28/01/2010 12:23

    Portugal iniciou a sua participação na ISAF em 2003 e manteve desde então uma presença naquele teatro, com destaque para a força de reacção rápida que ali esteve entre 2005 e 2008, registando duas baixas. Em 2009, Portugal apoiou as presidenciais afegãs com um avião C-130.

    (ler mais em…)

    http://www.publico.pt/Mundo/participacao-portuguesa-no-afeganistao-assume-nova-dimensao-militar_1420169

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: