Saltar para o conteúdo

Guantánamo climático

14/12/2009

[Dinamarca] Centenas de activistas são detidos em acção anticapitalista

Neste domingo (13), 260 ativistas foram detidos quando se dirigiam ao porto da cidade numa ação anticapitalista cujo obcjetivo era interromper a actividade comercial de grandes corporações poluentes. A mobilização foi convocada sob o lema “Hit the Production” (Ataquem a Produção).

Um grupo de aproximadamente 500 pessoas  reuniu-se no centro da cidade para depois se encaminharem para a área portuária. No entanto, um grande número de polícias interrompeu a marcha pouco depois e prendeu vários participantes da manifestação.

Além de prender várias pessoas, inclusivé jornalistas dos meios corporativos credenciados, a polícia esvaziou a carrinha de som que animava a mobilização e  levou-a. As autoridades também confiscaram a faixa principal do protesto com a inscrição “Ataquem a Produção”.

Os manifestantes foram forçados a sentar-se no chão e algemados, permanecendo ali durante duas horas. A polícia ponteou alguns activistas e usou cães para amedrontar as pessoas.

Os detidos foram para um “Guantánamo Climático” criado especialmente para os manifestantes da cúpula climática, em Retortvej, organizado em Valby, nas imediações de Copenhaga.

A polícia e a grande imprensa continuam, como de praxe, acusando grupos anarquistas de estarem na cidade para promover actos de violência durante a Conferência do Clima.

A maioria dos detidos ontem (12) já foram soltos.

Fotos: http://indymedia.dk/articles/1617

Vídeo: http://www.modkraft.dk/spip.php?article12204

Um jornalista do Indymedia da Dinamarca foi preso quando estava a fazer cobertura deste evento na rua…

Emília Cerqueira
Agência de Notícias Anarquistas, A.N.A

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: