Guerra do Afeganistão contra Copenhaga (30-1)
Enquanto o presidente dos EUA, Barak Obama, recebia hoje o prémio Nobel da Paz, ordenava também a intensificação das operações militares no Afeganistão.
Entretanto, em Copenhaga, os negociadores norte americanos mostram-se disponíveis em contribuir com cerca de 1.4 mil milhões de dólares para a constituição dum fundo internacional para as alterações climáticas.
Sabe-se que, com a intensificação da guerra no Afeganistão, os custos das operações ascendem os 30 mil milhões de dólares. Pode dizer-se que o valor que o Obama está disposto a investir no combate às alterações climáticas é 30 vezes inferior ao que está disposto a investir na guerra o que é inédito num prémio Nobel da Paz.
Mais ainda, a guerra é um dos piores inimigos do ambiente. Durante a guerra do Iraque, entre Março de 2003 e Dezembro de 2007, produziram-se mais de 141 milhões de toneladas dum gás poluente semelhante ao dióxido de carbono (MMTCO2e). Se a guerra do Iraque fosse comparada com as emissões de CO2 produzidas por ano por país, ficaria à frente de 139 nações, emitindo mais dióxido de carbono que 60% dos países do mundo.
Fonte: http://www.naomiklein.org/articles/2009/12/fight-climate-change-not-wars
Na foto, manifestação de cerca de cem mil pessoas em Copenhaga, pedindo o fim do capitalismo: 900 presos.