Skip to content

CAPITALISM IS CRISIS

08/12/2009

[Reino Unido] Protesto contra as mudanças climáticas em Londres reúne 50 mil pessoas

Cerca de 50 mil pessoas participaram de uma manifestação contra as mudanças climáticas no centro de Londres, neste sábado (5).

O protesto, chamado de “A Onda”, foi organizado pela coalizão Stop Climate Chaos, que reúne dezenas de grupos de ambientalistas. Um bloco anticapitalista participou da manifestação.

Os manifestantes, muitos dos quais vestidos de azul e com rostos pintados, marcharam em direção ao Parlamento gritando palavras de ordem e usando apitos, e carregando cartazes como “Justiça Climática Agora” e “Mudança Climática: O Fim Está Próximo”.

A surpresa no protesto veio quando cerca de 250 ativistas criaram um acampamento climático em plena Trafalgar Square, no coração de Londres. Inicialmente a idéia era ficar apenas 48 horas, mas eles decidiram continuar a ocupação até o final da COP 15 de Copenhague, na Dinamarca, que começou hoje (7) e vai até 18 de dezembro. .

No acampamento há grandes faixas, toldos, cozinha e tripés. Lá serão organizadas diariamente oficinas sobre aquecimento global, economia, além de concertos e ações diretas, com o acampamento servindo como base. Eles esperam que este acampamento cresça e se torne um centro de protesto durante o período da COP 15.

“Estamos aqui com um olho no Parlamento para destacar que as elitistas e antidemocráticas negociações de Copenhague são parte de um sistema político e econômico que coloca os lucros das empresas à frente das necessidades das pessoas. Precisamos mudar o sistema, não o clima”, disse um porta-voz do Acampamento Climático (Climate Camp). Completando: “As falsas soluções a serem acordadas em Copenhague, como o comércio de carbono, não irá resolver a crise climática. Para os banqueiros, corporações e os políticos que nos trouxeram a crise financeira, Copenhague é apenas a continuidade dos seus negócios”.

“A Onda” também desceu às ruas escocesas, com cerca de sete mil presentes em Glasgow, e também em Belfast, na Irlanda do Norte.

Galeria de fotos do protesto: http://www.flickr.com/groups/the-wave/pool/

Mais infos e fotos do acampamento climático na Trafalgar Square: http://climatecamp.org.uk/

agência de notícias anarquistas-ana

De púrpura, seu mergulho
no aquário. No coração,
o mais antigo azul.

Yeda Prates Bernis

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: