Skip to content

:

08/10/2009

Movimento anti-Nato prepara manifestações em Lisboa

Iniciativas agendadas à margem da Cimeira de 2010 visam protestar contra «o principal veículo de guerra no mundo»

Várias acções «não violentas» contra a Cimeira de Lisboa de 2010 estão a ser preparadas pelo movimento português anti-Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

 As medidas estão integrados na campanha internacional «Não à guerra, não à NATO!». De acordo com o economista Vítor Lima, um dos participantes na primeira reunião preparatória do movimento, citado pela Lusa, alguns dos seus objectivos «imediatos» são o bloqueio de depósitos de armas nucleares de Aldermaston, na Grã-Bretanha, e o lançamento do Dia Europeu de acções contra a NATO. A revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, em Abril de 2010, está também na mira do movimento, assinalou Lima.

Realçando o carácter «não-partidário» do movimento, disse que ele não exclui, naturalmente, a adesão de pessoas com filiação partidária e lembrou a adesão do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA), que também luta pelos mesmos objectivos «cívicos».

Em Outubro, o movimento anti-NATO português tem prevista uma reunião em Berlim com os seus congéneres europeus, para traçar estratégias de actuação. Justificou o anti-militarismo do movimento «porque, hoje, a NATO é o principal veículo de guerra no mundo. Vai-se estendendo por todo o mundo, salientou.

«Entendo que a NATO deve desaparecer», disse o economista, referindo-se à Aliança de 60 anos hoje constituída por 28 nações, entre as quais Portugal, «com um papel subalterno, destinatário de material (de guerra) que já está obsoleto».

O movimento anti-NATO pretende criar em Portugal uma rede de pessoas e organizações para colaborarem activamente na campanha internacional que irá decorrer sob o lema «Não à guerra, não à NATO!», em antecipação à Cimeira da Aliança que decorre em Lisboa, no final de 2010.

http://diario.iol.pt/sociedade/nato-anti-nato-paz-cimeira-de-lisboa-guerra-tvi24/1092764-4071.html#5

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: